Páginas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O Conteúdo do Catecismo





Esse texto faz  parte de um artigo encontrado em 
http://www.pr.gonet.biz/kb_read.php?pref=htm&num=476 

Dom Estêvão Bettencourt

O texto oficial, que é o francês, estende-se por 650 páginas, com 2863 parágrafos, 3.000 citações da Bíblia, dos Padres da Igreja e dos Concílios (1.000 referências ao Concílio do Vaticano II) e 68 citações de dizeres de Santos e Santas (S. Francisco de Assis, S. João Maria Vianney, S. Teresinha de Lisieux, S. Rosa de Lima...).
A obra compreende quatro Partes:
1) A Profissão de Fé (o Credo): 39% do livro;
2) A Celebração da Fé (Sacramentos e Liturgia): 23% do livro;
3) A Vivência da Fé (Moral): 27% do livro;
4) A Fé feita Oração (Oração em geral e Pai-Nosso): 11% do livro.
Estas quatro Partes correspondem aos passos dados na antigüidade para instruir os catecúmenos: havia a Traditio Symboli (a entrega do Símbolo de Fé ou do Credo), a Catequese do Decálogo (Moral, a transmissão do Pai-Nosso) e a mistagogia (iniciação) nos Sacramentos. Tais eram as etapas da Iniciação Crista nos séculos IV/V.
A ordem dessas quatro Partes tem seu significado ou mensagem: após o Credo vem não a Moral, mas os Sacramentos, pois a Ética cristã não é senão uma expressão da fé professada e da graça recebida nos sacramentos; é uma Moralidade sacramental.
Essas quatro Partes se dispõem em dois pares: Fé + Sacramentos (o que Deus fez por nós) e Moral + Oração (o que devemos fazer em resposta — viver e orar). Como dito, aproximadamente 2/3 do Catecismo ou 62% correspondem a Fé e Sacramentos, e 1/3 aproximadamente (38%) correspondem à resposta do homem. Há, pois, uma tônica sobre a obra de Deus; ao Senhor compete o começar e o levar a termo a obra da nossa salvação; afirma-se assim o primado da graça, em antítese a qualquer posição pelagiana.
A linguagem dessa obra é muito significativa e de fácil compreensão. Argumenta solidamente sem cair na erudição reservada a poucos. O povo de Deus pode regozijar-se profundamente por dispor atualmente deste Compêndio de Fé, referencial precioso para dirimir dúvidas. Quem deseja ir diretamente a determinado assunto, tem dois grandes índices finais: um de citações (da S. Escritura, dos Símbolos de Fé, dos Concílios Ecumênicos, dos Concílios e Sínodos regionais, dos documentos pontifícios, dos documentos da Igreja, do Direito Canônico, da Liturgia, dos escritores eclesiásticos); o outro índice é o de temas. Os dois perfazem um total de cem páginas na edição francesa.
Cada artigo da obra, compreendendo uma dezena de páginas aproximadamente, tem no seu final um resumo dos principais pontos explanados.
O Catecismo nada traz de novo (nem o podia trazer) em matéria essencial de fé e de Moral, mas expõe as clássicas verdades e normas, aplicando-as às realidades de hoje.
Nas páginas subseqüentes poremos em relevo a posição assumida pelo Catecismo, fiel às fontes da fé, frente a questionamentos que perturbam os fiéis. Infelizmente a imprensa deturpou o conteúdo desse Compêndio, fixando-se unicamente sobre aspectos de Moral para ridicularizá-los.


Nenhum comentário:

Postar um comentário