Páginas

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Atenção mensagem subliminar-Barbie




As mudanças advindas dos "novos tempos" tem interferido em muito no que diz respeito aos valores e costumes. O que antes era anormal, no presente, as vezes, passa despercebido. São imagens, desenhos animados, objetos e até "inocentes" brinquedos. 
A palavra subliminar significa  segundo o dicionário Aurélio: Diz-se de um estímulo que não é suficientemente intenso para que o indivíduo tome consciência dele, mas que, repetido, atua no sentido de alcançar um efeito desejado.
Algo chamou-me a atenção, inquietou-me. Fez-me lembrar de alguns casos televisionados e repercutidos pelo mundo. Estava tentando postar um vídeo quando atualizei a página, assustei-me com tamanha monstruosidade em uma figura postada por uma aluna. Inicialmente, fiquei pensativa e comentei: Que coisa horrível abençoada!( escrevi o nome dela para que percebesse o que comentei)
Depois pensei melhor e comentei novamente: Abençoada, você é inteligente, não precisa dar indiretas. Suas atitudes podem derrubar os que incomodam e os incômodos, basta lembrar do teu melhor amigo, Jesus!
Mais tarde  a irmã dessa aluna disse que ela estava chorando por minha causa. Antes de eu perguntar, falou-me o motivo: O comentário feito no post dela.
Eu pensei em deixar pra lá, mas graças a Deus, não deixei. Respondi,  justificando o porquê do meu comentário. Disse que a mãe delas sabia do que eu estava falando e me entenderia. 
 Tenho a plena certeza, essa pré adolescente  não tinha a mínima ideia do verdadeiro significado da imagem. 
Procurei na internet e achei outras parecidas. 
Pensei : O que leva uma pessoa a fazer esse tipo de obra tenebrosa,  o "artista" deve ter tido a intenção de mostrar o cotidiano das pessoas, os sentimento,como forma de alertar  o desejo de reação que não fazem (ou não era feito antes. Vemos nos telejornais as atrocidades) a cada situação; expressou esses desejos em fotos  a partir de cenas montadas com a boneca mais famosa do mundo " a Barbie". Creio que foi isso que chamou a atenção da menina (já que disse que não tinha uma intenção ruim ao fazer o post) uma boneca e suas mobilhas em um momento fora do comum...O que passaria despercebido se não houvesse uma analise. Porém, enganei-me. A artista começou esse trabalho por não gostar da boneca e o padrão de beleza que ela impõe. Em sua "obra", as bonecas aparecem rodeadas de sangue, estupro, suicídio, corpos espalhados, cabeças cortadas entre outras situações totalmente horríveis.
Quem nunca quis ter coisas da Barbie, seus acessórios, moveis...? É algo mágico para crianças e algumas pré adolescentes ou até mesmo para adultos. 
A história da boneca, deveras, trás um contexto intrigante. Inicialmente, foi uma boneca vendida junto a uma balança como modelo de corpo. Atualmente, ela continua sendo um modelo de padrões de beleza, porém, de forma mais contida, "oculta".
A questão aqui, meus irmãos, não é contar a história da boneca ou o que ela representa e sim advertir alguns feitos com a imagem dela e com outras coisas que chamem a atenção de nossos jovens e crianças. 
Por ser um brinquedo desejado por vários públicos, qualquer coisa que for feita com sua figura irá chamar a atenção. 
A pré adolescente que mencionei no início, postou uma imagem da boneca em uma cozinha dos sonhos para qualquer garota, com talheres, panelas, eletrodomésticos e moveis. comum se não analisado com detalhe. A Barbie tinha uma  bandeja na mão, em cima, uma cabeça cortada  servindo de prato para a comida colocada no lugar do que seria o cérebro e o resto do corpo ensanguentado dentro da geladeira com uma frase mais ou menos assim: "Para que quebrar o coração que é só um, quando podemos quebrar os ossos que são 206" Aqui estão algumas imagens que encontrei:
Essas são mais leves e revelão cenas de filme, ditadura da beleza, excesso de bebida...
porém as da "artista" são de arrepiar. Olhem e percebam os mínimos detalhes...Desde a reprodução do cenário com os objetos, que por sinal podem ser desejáveis por uma criança, a cena que representa.( postei umas menos pesadas, para terem uma ideia)


 Essas imagens passam uma mensagem, não de repugnância à boneca, como a criadora da obra justifica, mas  de serial killer. A frieza com que essa "artista" retrata cada cena, como se fosse algo normal, natural. E o pior é a colocação de crianças; o sorriso da boneca assusta. Sinceramente...
Essa é apenas uma das varias formas de passar mensagens de forma subliminar.
Iremos procurar, pesquisar mais sobre o assunto e postar no blog.
Queremos que os pais fiquem em alerta para o que acontece de forma " disfarçada" diante de seus olhos.
A paz de Jesus e o amor de Maria estejam com todos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário