Páginas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Catecismo, A resposta sobre as dúvidas

2ª Parte


Esse texto faz  parte de um artigo encontrado em 
http://www.pr.gonet.biz/kb_read.php?pref=htm&num=476 

Dom Estêvão Bettencourt


Os Anjos

A realidade dos anjos é professada com toda a Tradição cristã, assim como a queda de parte dos mesmos, que se tornaram adversários do plano salvífico de Deus e sedutores do homem para o pecado. Eis o texto respectivo:
"A existência dos seres espirituais, não corpóreos, que a Sagrada Escritura habitualmente chama anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura é tão nítido quanto a unanimidade da Tradição" (§ 328).
"Como criaturas puramente espirituais, têm inteligência e vontade; são criaturas pessoais e imortais. Ultrapassam em perfeição todas as criaturas visíveis. O brilho da sua glória dá testemunho disto (cf. Dn 10,9-12)" (§ 330).
"A Escritura fala de um pecado desses anjos. Essa queda consiste na livre escolha desses espíritos criados, que, de maneiraradical e irrevogável, recusaram Deus e seu reino. Encontramos um reflexo dessa rebelião nas palavras do tentador aos nossos primeiros pais: 'Vós vos tomareis como Deus' (cf. Gn 3,5). O diabo é 'pecador desde a origem' (1Jo 3,8), 'pai da mentira' (Jo 8, 44)" (§ 392).
"É o caráter irrevogável da escolha dos anjos, e não uma deficiência da infinita misericórdia de Deus, que faz que o seu pecado não possa ser perdoado. 'Eles não sentem arrependimento após a queda, como não há arrependimento para os homens após a morte' (São João Damasceno, Fé Ortodoxa 2,4)" (§ 393).
O Purgatório Póstumo

O purgatório póstumo é entendido como um estado onde, após a morte, as almas dos fiéis que ainda tragam resquícios do pecado, repudiam plenamente essas sombras que lhes impedem a visão de Deus face-a-face. Percebendo claramente a hediondez do pecado, ainda que leve, o cristão, na outra vida, se liberta de qualquer afeto desregrado com que tenha morrido. Para que isto ocorra, os fiéis neste mundo podem oferecer a Deus suas preces em favor das almas do purgatório:
"Aqueles que morrem na graça e na amizade de Deus, mas imperfeitamente purificados, estão certos da sua salvação eterna, todavia sofrem uma purificação póstuma, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do céu" (§ 1030).
"A Igreja chama purgatório essa purificação final dos eleitos, purificação que é totalmente diversa da punição dos condenados. A Igreja formulou a doutrina da fé relativa ao Purgatório principalmente nos Concílios de Florença e de Trento" (§ 1031).
"Este ensinamento baseia-se também sobre a prática da oração pelos defuntos de que já fala a Escritura Sagrada: 'Eis por que Judas Macabeu mandou oferecer este sacrifício expiatório em prol dos mortos, a fim de que fossem purificados de seu pecado' (2Mc 12,46). Desde os primeiros tempos a Igreja honrou a memória dos defuntos e ofereceu sufrágios em favor dos mesmos, particularmente o sacrifício eucarístico, a fim de que, purificados, possam chegar à visão beatífica de Deus. A Igreja recomenda também as esmolas, as indulgências e as obras de penitência em favor dos defuntos" (§ 1032).
A respeito do Purgatório e dos sufrágios ver ulteriores considerações no recém-publicado Curso de Novíssimos (Escatologia) pela Escola "Mater Ecclesiae", Caixa postal 1362, 20001-970 Rio (RJ).

Ressurreição da carne

Eis outro ponto que suscita dúvidas hoje, pois quem não distingue entre corpo e alma afirma que a ressurreição ocorre logo depois da morte do indivíduo. Tal não é a doutrina da Igreja, que, professando a distinção de corpo e alma, atribui a ressurreição ao fim dos tempos, com base na Escritura e na Tradição:
"O Credo cristão... culmina na proclamação da ressurreição dos mortos no fim dos tempos e na vida eterna" (§ 988).
"Que é 'ressuscitar'? Em conseqüência da morte, separação da alma e do corpo, o corpo humano sofre a deterioração, ao passo que a sua alma vai ao encontro de Deus, permanecendo na expectativa de ser reunida ao seu corpo glorificado. Deus, em sua onipotência, restituirá definitivamente a vida imortal aos nossos corpos, unindo-os às nossas almas, em virtude da Ressurreição de Jesus" (§997).
"Quando? Definitivamente 'no último dia' (cf. Jo 6,39s. 44. 54; 11,24), no fim do mundo (Constituição Lúmen Gentium no 48). Com efeito, a ressurreição dos mortos está intimamente associada à segunda vinda de Cristo" (§ 1001).

Nenhum comentário:

Postar um comentário