Páginas

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

“Não porei coisas más diante dos meus”. (Sl 101,3a)




Fonte: http://www.bethania.com.br/artigos/cuidado-com-o-que-voce-ve
Acompanho um casal em vias de separação. O fato: traição cometida pela esposa. Como? Através da internet, num site de relacionamento. Mergulhou tanto nisso que acabou traindo e o marido descobriu. Pior de tudo: eles se amam.

Diante de tal situação veio ao meu coração a verdade expressa pelo salmista e aquilo que os antigos já diziam. O pecado vem mesmo pelos olhos. Alguns podem objetar que vem pelos olhos, pelos ouvidos, pelas mãos, pelos sentidos... Sei disso. Mas nunca é demais ressaltar que o pecado passa pela nossa decisão e vontade no exercício de nossos sentidos.

A Palavra de Deus é prodiga em nos alertar quanto a essa realidade. Ela afirma: “São os olhos a lâmpada do corpo, se o teu olho for limpo, você ficará todo cheio de luz” (Mt 6,22). Precisamos cuidar com o que vemos na televisão, com o que vemos na internet, com o que lemos. Enfim, precisamos de valores que norteiem nossas opções e nos impeçam de brincar com fogo, pois ele queima e destrói geralmente o que mais amamos.

A palavra insiste no pecado dos olhos. Nesse tempo que se chama hoje, mais atual impossível, pois vivemos na era da virtualidade, das sensações extremadas, na busca pelo prazer a qualquer custo e sem nenhum limite. O resultado é o quadro que temos acima. Nossa sociedade sofre as conseqüências. Os casais estão padecendo desse mal e se separando. Os jovens são desafiados e provados a todo o momento e caem. Os homens e mulheres têm cada vez mais perdido a batalha da temperança, do autodomínio, da fortaleza.

Imaginem: como viver a castidade sem cuidar do olhar? Como ser fiel no matrimônio sem um olhar saudável? Como viver a santidade em qualquer estado de vida sem um olhar puro, voltado para as coisas boas e não para as coisas más? A Palavra nos impulsiona e nos convida a um jeito novo de olhar. Olhar crítico capaz de selecionar, olhar curado capaz de perceber a graça de Deus no mundo e principalmente em suas criaturas.

Ao casal em questão tenho recomendado as duas ferramentas da cura interior, o perdão e o amor. Aliando a isto a cura do olhar. Vale para eles, vale também para nós. Que o Senhor nos dê um olhar renovado.

Fique na paz de Deus!

Pe. Vicente,bth
http://www.bethania.com.br/artigos/cuidado-com-o-que-voce-ve

Nenhum comentário:

Postar um comentário