Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2012

RCC em Miguel Calmon


O Sonho vira realidade
 Depois de muita oração e intercessão, Miguel Calmon finalmente entra no processo de iniciação e implantação da Renovação Carismática em sua paróquia. Nos dias 16 e 17 de Junho recebemos a visita do coordenador da RCC da diocese de Ruy Barbosa Wilson.  No domingo (17), das 10h ás 18h e 15min estiveram reunidos no salão Nossa Senhora da conceição, 11 pessoas. Durante o dia, houve momentos de descontração, louvor e oração. Um dia abençoado, repleto de graças.  O palestrante falou sobre a RCC e as etapas que antecede a formação de um grupo de oração. Como o próprio explicou: “Sem grupo de oração não há renovação. O Grupo de oração tem que ser Kerygmático."

Mas o que é Kerygma? Como surgiu a RCC e qual sua identidade?

“ A Renovação Carismática Católica é um movimento mundial, mas não uniforme, nem unificado. Não tem um fundador particular, nem um grupo de fundadores como muitos outros movimentos. Não há lista de membros particulares.” ( Caderno de formação Paulo Apóstolo-RCC Brasil- pag. 38)

A identidade da Renovação Carismática é
• Batismo no Espirito Santo.
 Não é a mesma coisa que o batismo sacramental, mas é um reavivamento  do que pode está adormecido. " No último dia, que é o principal dia de festa, estava Jesus de pé e clamava: Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva. Dizia isso, referindo-se ao Espírito que haviam de receber os que cressem nele, pois ainda não fora dado o Espírito, visto que Jesus ainda não tinha sido glorificado."( Jo 7, 37-39). 
“ O termo Batismo no Espírito Santo designa o fenômeno espiritual que consiste no ato de uma pessoa acolher a divina graça de ser colocada no coração da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade por meio da ação do Filho(....) Enquanto Batismo designa o movimento de Jesus ao introduzir uma pessoa crente no Rio de Água Viva, a Efusão, leva a ideia de que o crente é plenificado pelo Espírito Santo que a ele vem, sempre por ato de Jesus que O envia, que O derrama sobre quem crê(...)Assim, podemos concluir que o termo Batismo no Espírito Santo nomeia a graça pela qual o Pai e o Filho nos dão do seu Espírito.” ( Caderno de formação Paulo Apóstolo-RCC Brasil- pag. 13)
“Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo” (Jo 20,22)

Também fazem parte  da identidade da RCC
•Uso dos Carismas.
O nome já revela ...Renovação “Carismática” Católica.

Vida na Comunidade.
Assim como os demais movimentos da igreja, também temos comunidades. Na RCC há os grupos de orações, dos quais os elemento fundamentais os caracterizam como verdadeiras comunidades eclesiais. Os outros tipos de comunidades são a comunidade de vida, onde tudo é partilhado, tudo é de todos. E a comunidade de aliança onde há uma partilha mais profunda dos aspectos da vida, uma ajuda mútua em várias situações. Em caso de vida independente, continua-se conservando as graças pentecostais.

No ano de 1967, houve um retiro espiritual realizado nos dias 17-19 de fevereiro, na Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA). Após dois meses, uma jovem enviou uma carta ao professor Monsenhor Iacovantuno, Patti Gallagher, relatando o que havia acontecido naquele final de semana. Então esse relatos se tronaram notícias e se espalharam.

O fim de semana em Duquesne, como ficou conhecido, é aceito como ponto de partida que deu origem à Renovação Carismática Católica, cuja abrangência estendeu-se, num curto período de tempo, por um grande número de países.

De acordo com a reportagem do portal RCC Brasil, isso se deu em vários países da mesma forma e em tempos parecidos, embora o Final de Semana em Duquesne receba a atribuição. (reportagem completa Fonte http://www.rccbrasil.org.br/institucional/historico-da-rcc.html )

No Brasil a Renovação Carismática teve origem na cidade de Campinas, SP, através dos padres Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty. Os rumos que a Renovação Carismática tomou a partir de Campinas foram diversos, expandindo-se rapidamente pela maioria dos Estados brasileiros. (http://www.rccbrasil.org.br/institucional/a-rcc-do-brasil.html)


Processo de iniciação

Wilson, coordenador da RCC da diocese de Ruy Barbosa, explanou a cercadas das etapas do processo de iniciação a RCC.
•Seminário de Vida no Espírito Santo- 9 encontros semanais.
•Perseverança- 6 a 8 meses de catequese
•Experiência de Oração
•Oficina de Dons


A visita Do coordenador foi precisamente para falar sobre o SVES- Seminário de Vida no Espírito Santo que começará nos dias 19 e 20/07 .
SVSE são semanas de benção e anúncios Kerygmáticos”.
Kerygma vem do grego Kirissein- proclamar, anunciar.

"Apresentar Jesus Cristo morto, ressuscitado e glorificado, a fim de que pela fé e conversão possamos ter uma vida nova, experimentando Jesus vivo como Salvador e Senhor, que derrama o Espírito Santo."
•O Kerygma acontece na catequese
•É a base da construção

No Seminário há 9 encontros com os temas:

1.                      Semeador
2.                      Amor de Deus
3.                      Pecado
4.                      Jesus Salvador
5.                      Fé e Conversão
6.                      Senhorio de Jesus
7.                      Cura Interior
8.                      Batismo no Espírito Santo
9.                      Vida em Comunidade e Amor Entre os Irmãos

“O cristão deve acolher o que o Senhor quer para sua vida.”
A busca incessante, a vontade de pregar o evangelho a novas criaturas, a sede e fome que  espírito sente, contribuiu para que fossemos a luta, sob represálias, falta de apoio inicial e preconceitos. Conseguirmos a graça de Deus. Porém a luta não acabou. Ela é constante para nossa vida e se realmente queremos ser renovados em Jesus devemos permanecer em constante oração e vigília. “O brasil precisa de santos.” Ser renovado é renunciar a tudo que se contrapõe ao desejo de permanecer em Deus, uma mudança de vida. " Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir" Jeremias 20, 7. Ser renovado é deixar-se seduzir pelo amor de Deus. 

Fonte da pesquisa:
Renovação Carismática Católica-Brasil/ Ministério de FormaçãoIdentidade da Renovação Carismática Católica-Módulo Básico Apostila 1
            www.rccbrasil.org.br 

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Serás inteiramente do Senhor, teu Deus









Há muito tempo o homem vem se distanciando de Deus e provocando sua ira com tantas desobediências e afrontas aos Seus mandamentos.
Nós temos tudo o que precisamos, Deus nos  dá tudo o que merecemos, e nos dá no Seu tempo. No entanto temos estado ansiosos, queremos tudo no momento que dá vontade. Queremos saber o que vai acontecer antes mesmo de realizarmos a ação. Que tolice...Como posso ser tão bobo a ponto de acreditar numa história assim se o que faz meu futuro são minhas atitudes no presente.
Mas ao em vez de analisar minhas ações, palavras, sentimentos e pensamentos agora eu fico querendo saber o que vai acontecer se eu fizer isso ou aquilo. "Que burrice" é óbvio que se eu não amarrar os cadarços de meu tênis eu posso levar uma queda, se eu não olho por onde ando ou piso posso tropeçar ou pisar em lixo. O símbolo de sua pretensão e que deves acreditar e fazer sempre, como dizia Pe. Léo, é o "Sinal da Cruz: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" e não figuras de animas que definem como você é.
É super fácil pegar várias pessoas que nasceram na mesma data ou próximas e identificar o que essas tem em comum no que diz respeito ao ser pensante, biológico, psicológico... nos gostos, nas atitudes, pensamentos, anseios e palavras.
Há vários homens se entregando tanto ao mundo, ficando cegos diante da realidade. O alerta é esse jovem de atitude:

"10 Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, 11 à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou â invocação dos mortos, 12 porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações. 13 Serás inteiramente do Senhor, teu Deus. 14 As nações que vais despojar ouvem os agoureiros e os adivinhos, a ti, porém, o Senhor, teu Deus, não o permite."Dt 18, 10-14
 





Não se deixem levar por tolices como horóscopo, adivinhações, jogo de búzios, espiritismos, cartomântes e os demais similares. O futuro para acontecer depende primeiramente da vontade de Deus e dépois de suas atitudes. Fique ligado,  abra seus olhos, seja vivo para Deus.
Tenha Atitude Jovem! Seja inteiramente do Senhor, teu Deus!
A paz de Jesus e o amor de Maria estejam contigo.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Significado da Festa de Corpus Christi, celebrada nesta Quinta


(Texto retirado de noticias.cancaonova.com)
Nesta quinta-feira, 07, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.
Origem da Celebração
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.
No Brasil
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.