Páginas

segunda-feira, 18 de março de 2013

Brasão Papa Francísco

Fonte:Rádio Vaticano:http://www.facebook.com/radiovaticanobrasil/photos_stream 


Explicação do Brasão Miserando Atque Eligendo

O Escudo

Nos traços, essenciais, o Papa Francisco decidiu manter seu brasão anterior, escolhido desde sua consagração episcopal e caracterizado por uma simples linearidade.

O escudo azul é coberto por símbolos da dignidade pontifícia, iguais aqueles de Bento XVI (mitra posicionada entre chaves de ouro e prata entrecruzadas, unidas por um cordão vermelho). No alto, está o emblema da ordem de proveniência do Papa, a Companhia de Jesus: um sol radiande e flamejante carregado com as letras, em vermelho, IHS, monograma de Cristo. A letra H é coberta por uma cruz em ponta e três pregos em preto.

Abaixo encontram-se a estrela e a flor de nardo (cacho de uva). A estrela, de acordo com a antiga tradição araldica, simboliza a Virgem Maria, mãe de Cristo e da Igreja; enquanto a flor de nardo (cacho de uva) indica São José, patrono da Igreja. Na tradição da iconografia hispânica, de fato, São José é representado com um ramo de nardo nas mãos. Colocando no seu escudo tais imagens, o Papa pretendeu exprimir a própria particular devoção à Virgem Santíssima e São José

sexta-feira, 15 de março de 2013

Sobre a renuncia de Bento XVI



                       fonte de imagem:  http://oglobo.globo.com/mundo/vaticano-admite-que-bento-xvi-usa-marcapasso-7558107


Com a renuncia do nosso querido Bento XVI, surgiram diversas especulações a cerca do que aconteceria com a Igreja Católica. De fato, aqueles que não vivem a fé, a mídia secular e infelizmente, alguns irmãos de outras religiões contribuíram para isso. Porém seus comentários sem fundamentos tornaram a fé daqueles que crêem mais forte.
Muitos diziam que Josef Harding renunciou pela pressão de grupos formados dentro do Vaticano, onde a política partidária também impera. Alguns profetizaram, assim como aconteceu no penúltimo Conclave, o fim da Igreja Católica. Infelizes comentários. Outros acham uma besteira e perda de tempo a eleição do Papa ou ainda que há muitos erros e pecados no Vaticano.
Roma mais uma vez provou que todos vivem em união. Ao entrar na capela Sistina todos os cardeais fazem um juramento onde se comprometem a fazer a vontade do Pai, manter o sigilo,   não ser partidário. O Papa foi eleito em 24 horas, sinônimo de que todos estavam de acordo com todos.
Palavras de Bento XVI: “Após ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino. Sou muito consciente que este ministério, por sua natureza espiritual, deve ser realizado não unicamente com obras e palavras, mas também e em não menor grau sofrendo e rezando”. Só um homem de coração humilde se coloca diante de Deus dessa forma.
Para os descrentes, uma pequena história:
“Uma certa vez, havia dois vizinhos. Para separar seus terrenos existia ali um muro. Um deles costumava lavar seu carro a frente da casa escutando música alta com letras doentes, enquanto o outro mal se ouvia a voz. Um dia, como de costume, o vizinho estava lavando seu carro quando escutou alguns gritos vindos do outro lado do muro: solte-me,  deixe-me em paz, saia de trás de mim!!! O vizinho achou estranho, hora seu próximo era quieto e não tinha costume de fazer barulhos, porém continuou a lavar seu belo possante. Como aqueles gritos não cessavam, decidiu subir no muro para ver o eu estava acontecendo. Surpreso com o que viu, quase caiu de susto, pois vira o encardido correndo atrás do seu vizinho. Sem entender o acontecido, exclamou: oh rapaz, deixe  cara em paz, ele é gente boa, venha mim pegar, eu sou do mundão... Ao escutar suas palavras, o capiroto falou: eu sou egoísta gosto de muito e tenho inveja do que não tenho, você já não mim interessa, pois já está na minha instante, você já e meu. Quero ele, que pertence a Deus...”
Infelizmente há pessoas fracas que se deixam levar pela voz do inimigo perante a voz da Igreja que Jesus fundou. O diabo quer dividir a Igreja de Jesus e se utiliza da fraqueza humana. O significado de seu nome já diz pra que ele veio: grego “διαβολος diabolos” e significa “Enganador”. Nós Cristão temos que permanecermos firmes na oração para não caímos na enganação.
No dia 13 de março de 2013 Deus soprou seu Espirito sobre a Capela Sistina no Vaticano e novo sucessor de Pedro foi escolhido, Papa Francisco, o primeiro Papa da América Latina, Jesuíta. Um Papa Argentino, simples e humilde como Jesus. Louvado seja Deus que olha para a América do sul onde nosso Brasil está!
Agradecemos a Deus pela força que o Papa Bento teve ao longo desses anos para guiar-nos e por sua coragem de assumir seu cansaço físico que já não aguentava as mudanças e rigores da missão. Agradecemos ao Senhor ainda pela escolha do Papa Francisco, Que ele seja um jovem, como uma criança no reino de Deus, e propague a boa nova do Pai.
Habemus Papam!

Jesus institui Pedro o apascentador de sua Igreja: O Primeiro Papa.



Quando se pronuncia a Palavra Papa, muito se pergunta o porque dessa denominação. Quem ele é? O que faz? Porquê está à frente da Igreja?
Para começarmos, vamos partir do signifcicado da palavra Papa.

  1. Abreviação do latim Pater Paternum ( pai dos padres)
  2. Primeira letra das palavras: Pontifex Apostolorum Pietrum Adminitrorum
E é isso que ele é, um pai, um pastor responsável pelas ovelhas do rebanho de Jesus.
Desde o início o Senhor Jesus escolheu um homem para tomar conta de Sua Igreja, Pedro apostolo: "Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” Mt16, 15-19. 
Mesmo diante da palavra, infelizmente ainda há pessoas que duvidem ou neguem a sucessão de Pedro por um simples homem. Algumas especulações, acusações e negações que não citarei aqui mas que podem ser vistas através das respostas nas entrelinhas. Como contestar o que o Senhor deixou escrito?
Para uma maior compreensão dos fatos, a explicação: Jesus muda o nome de Simão para Pedro.
"...Levou-o a Jesus, e Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, serás chamado Cefas (que quer dizer pedra)..."  Jo 1,42. Jesus também diz que Pedro sabes quem Ele é pois o Pai que está no céu o revelou. Então nosso Senhor diz que sobre a pedra-Pedro edificará sua Igreja. Dar poder à Pedro para que esse tenha autoridade: "tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus" .
O Senhor transmite poder aos apóstolos:“...É-me dado todo o poder no céu e na terra; ide pois e ensinai a todos os povos e eis que estou convosco todos os dias até a consumação do mundo...”Mt 28, 18-20 
Continuando, Jesus, sabendo do amor de Pedro pede que esse apascente suas ovelhas: "Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas."   Jo 21,17.
O Senhor manda os apóstolos ensinarem a todos os povos, pede que Pedro tome conta de seu rebanho, sua Igreja e diz que estará com os discípulos até o fim do mundo. Pedro assim como Jesus, passou autoridade para seu sucessor, desta forma aos discípulos e seus sucessores ao longo dos tempos até os dias de hoje. Jesus também deixou claro que o mau não prevaleceria sobre sua Igreja. Por mais que o mau tente manchar a esposa do Senhor com as iniquidades do mundo, não conseguirá pois Jesus está com sua Igreja ate os fins do tempos.
Com toda certeza, o sucessor de Pedro tem que ser um homem simples, humilde, manso, humano, fiel, temente ao Senhor Jesus.
Desde então Pedro teve vários sucessores. Não seria diferente agora. Os que acham bobagem infelizmente não vivem a fé Cristã, vivem o que a mídia secular e o mundo ditam. A igreja Católica só se findará com a vontade de Jesus, Seu fundador e o mau não prevalecerá sobre ela.

Você quer se aprofundar no assunto, acesse os artigos de Católicos Online:
http://www.pr.gonet.biz/kb_read.php?pref=htm&num=1300
http://www.pr.gonet.biz/kb_read.php?pref=htm&num=858
http://www.pr.gonet.biz/kb_read.php?pref=htm&num=2034
http://www.pr.gonet.biz/kb_read.php?pref=htm&num=1906
http://www.pr.gonet.biz/kb_read.php?pref=htm&num=1300


quarta-feira, 13 de março de 2013